Projetos de extensão que são oferecidos regularmente no curso de Letras-Libras:
- Surdos em Sociedade: eu também faço parte! (2015-2022), cuja coordenadora é a Profa. Ma. Niáscara Valesca do Nascimento Souza. Este projeto tem como objetivo proporcionar um espaço de acolhida e vivência no mundo e na cultura surda por meio do conhecimento no combate ao preconceito, oportunizando formações de qualidade e experiências dos próprios surdos e comunidade para toda a sociedade.
- Semana de Letras, coordenado por professores do DLCH. A proposta traz à baila a linguagem como identidade, como formação, como estética, como integrante indissociável de todas as práticas sociais que compõem o nosso cotidiano. Assim, pretende-se construir um evento que trate da dimensão que a linguagem tem em nossas vidas e que possibilite não só ao corpo docente e discente da UFERSA, mas a toda a comunidade acadêmica da região discutir os (des)caminhos desta verdade fundamental, nas palavras do filósofo Ludwig Wittgenstein: “as fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo”. O evento se organiza, em 2023, para sua IV edição.
- Seminário de Libras, coordenado pela Profa. Ma. Maria Márcia Fernandes de Azevedo. Esse projeto tem como objetivos apresentar as lutas e as conquistas que foram alcançadas nesse caminhar da Lei de Libras; permitir que a comunidade conheça o surdo, a sua cultura e língua; difundir a Libras na UFERSA e comunidade, o respeito ao sujeito surdo e à sua língua, a Libras.
- Curso Básico de Libras é um outro projeto de extensão que tem como coordenadora a Profa. Esp. Izabela Apolinário da Costa. Tem como objetivo fomentar a interação entre alunos e professores surdos com alunos da UFERSA e pessoas ouvintes da comunidade externa da cidade de Caraúbas, visto que o número de surdos desta universidade vem crescendo significativamente ao longo dos anos, sobretudo após a criação do vestibular diferenciado para o curso de Letras-Libras da nossa instituição.
- Curso de Libras Intermediário tem a Profa. Ma. Mariane Linhares da Silva como coordenadora e é realizado uma vez por semana, totalizando 60 horas. Este projeto tem como objetivo disseminar a língua de sinais para a comunidade caraubense e cidades circunvizinhas, almejando oportunizar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras, uma vez que esta é a segunda língua oficial do Brasil, reconhecida pela Lei 10.436/02.
- Colóquio de Estudos Colaborativos e Formação Continuada: A formação de professores como possibilidade de (trans)formação social tem como coordenadora a Profa. Dra. Maria Ghisleny de Paiva Brasil. O Colóquio é destinado ao diálogo sobre educação, formação e formação continuada de professores e seu papel na sociedade, articulando saberes fundamentais para a formação e a prática tanto de professores em formação como em atuação na rede básica de ensino da região. O colóquio também promove a aproximação e o diálogo produtivo entre o licenciando e seu campo de atuação, em uma troca colaborativa que tanto contribui para a qualidade de ensino da região como para a qualidade da formação dos futuros professores egressos do curso.
- Seminário Integrativo entre os Estágios de Libras, coordenado pela Profa. Ma. Jéssica Girlaine Guimarães Leal se propõe a socializar as experiências realizadas nos estágios supervisionados, entendendo que o estágio é um momento basilar na formação dos futuros licenciados em Letras, principalmente pensando no cenário de ensino de Libras que, atualmente, é campo carente de pesquisa e aprofundamento. Nesse ínterim, este espaço visa corroborar para a reflexão de como vem ocorrendo os estágios alinhando, a teoria e a prática, bem como propiciando a auto-reflexão discente e docente-orientador.
Exibição de materiais em Libras para favorecer o aprendizado, cujo coordenador é o Prof. Me. João Batista Neves Ferreira. Os grupos formados na disciplina de Prática Pedagógica Programada IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA Campus Caraúbas, trabalharão com o tema “Exibição de materiais em Libras para favorecer o aprendizado”. O objetivo é que estes saberes e práticas com a produção de materiais para o uso pedagógico no ensino de Libras seja socializado e fomentado.