Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Letras - Libras - Campus de caraúbas

Projetos de extensão que são oferecidos regularmente no curso de Letras-Libras:

  • Surdos em Sociedade: eu também faço parte! (2015-2022), cuja coordenadora é a Profa. Ma. Niáscara Valesca do Nascimento Souza. Este projeto tem como objetivo  proporcionar um espaço de acolhida e vivência no mundo e na cultura surda por meio do  conhecimento no combate ao preconceito, oportunizando formações de qualidade e  experiências dos próprios surdos e comunidade para toda a sociedade. 
  • Semana de Letras, coordenado por professores do DLCH. A  proposta traz à baila a linguagem como identidade, como formação, como estética, como  integrante indissociável de todas as práticas sociais que compõem o nosso cotidiano. Assim,  pretende-se construir um evento que trate da dimensão que a linguagem tem em nossas vidas e  que possibilite não só ao corpo docente e discente da UFERSA, mas a toda a comunidade  acadêmica da região discutir os (des)caminhos desta verdade fundamental, nas palavras do  filósofo Ludwig Wittgenstein: “as fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu  universo”. O evento se organiza, em 2023, para sua IV edição. 
  • Seminário de Libras, coordenado pela Profa. Ma. Maria Márcia  Fernandes de Azevedo. Esse projeto tem como objetivos apresentar as lutas e as conquistas que  foram alcançadas nesse caminhar da Lei de Libras; permitir que a comunidade conheça o surdo,  a sua cultura e língua; difundir a Libras na UFERSA e comunidade, o respeito ao sujeito surdo  e à sua língua, a Libras. 
  • Curso Básico de Libras é um outro projeto de extensão que tem como coordenadora  a Profa. Esp. Izabela Apolinário da Costa. Tem como objetivo fomentar a interação entre alunos  e professores surdos com alunos da UFERSA e pessoas ouvintes da comunidade externa da  cidade de Caraúbas, visto que o número de surdos desta universidade vem crescendo  significativamente ao longo dos anos, sobretudo após a criação do vestibular diferenciado para  o curso de Letras-Libras da nossa instituição.
  • Curso de Libras Intermediário tem a Profa. Ma. Mariane Linhares da Silva como  coordenadora e é realizado uma vez por semana, totalizando 60 horas. Este projeto tem como  objetivo disseminar a língua de sinais para a comunidade caraubense e cidades circunvizinhas,  almejando oportunizar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras, uma vez que esta  é a segunda língua oficial do Brasil, reconhecida pela Lei 10.436/02. 
  • Colóquio de Estudos Colaborativos e Formação Continuada: A formação de  professores como possibilidade de (trans)formação social tem como coordenadora a Profa.  Dra. Maria Ghisleny de Paiva Brasil. O Colóquio é destinado ao diálogo sobre educação,  formação e formação continuada de professores e seu papel na sociedade, articulando saberes  fundamentais para a formação e a prática tanto de professores em formação como em atuação  na rede básica de ensino da região. O colóquio também promove a aproximação e o diálogo  produtivo entre o licenciando e seu campo de atuação, em uma troca colaborativa que tanto  contribui para a qualidade de ensino da região como para a qualidade da formação dos futuros  professores egressos do curso. 
  • Seminário Integrativo entre os Estágios de Libras, coordenado pela Profa. Ma.  Jéssica Girlaine Guimarães Leal se propõe a socializar as experiências realizadas nos estágios  supervisionados, entendendo que o estágio é um momento basilar na formação dos futuros  licenciados em Letras, principalmente pensando no cenário de ensino de Libras que,  atualmente, é campo carente de pesquisa e aprofundamento. Nesse ínterim, este espaço visa  corroborar para a reflexão de como vem ocorrendo os estágios alinhando, a teoria e a prática,  bem como propiciando a auto-reflexão discente e docente-orientador. 

Exibição de materiais em Libras para favorecer o aprendizado, cujo  coordenador é o Prof. Me. João Batista Neves Ferreira. Os grupos formados na disciplina de  Prática Pedagógica Programada IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA  Campus Caraúbas, trabalharão com o tema “Exibição de materiais em Libras para favorecer o  aprendizado”. O objetivo é que estes saberes e práticas com a produção de materiais para o uso pedagógico no ensino de Libras seja socializado e fomentado.

25 de setembro de 2014. Visualizações: 1909. Última modificação: 22/09/2023 08:55:21